BB e FutureCarbon destravam créditos de carbono no agronegócio

Date:

O Agronegócio começa a ver oportunidades de receitas no mercado de carbono.

O Banco do Brasil, em parceria com a FutureCarbon lançou iniciativa que vai trazer receita financeira e, ao mesmo tempo, posicionar o agronegócio brasileiro na agenda da sustentabilidade global.

A iniciativa destrava o potencial do mercado de carbono voluntário para o setor agroindustrial que tem sistema de gestão sustentável dos dejetos animais.

Para entender essa operação, a lógica é simples. No sistema tradicional, os dejetos animais, de confinamentos de bois, suínos ou granjas, pela natureza da atividade, é um grande emissor de gás metano. Produtores mais modernos, em razão da eficiência operacional e por questões ambientais, instalaram biodigestores nas suas operações, gerando energia dos dejetos. Agora, a atividade de evitar emissões de metano está gerando créditos de carbono no mercado voluntário de carbono, trazendo receita adicional para os produtores.

Exemplo da parceria inovadora é de dois empreendimentos no Mato Grosso do Sul, com o Banco do Brasil e a FutureCarbon.

Na Granja da Glória, localizada em Glória de Dourados, Mato Grosso do Sul, estimativa de total de Emissões Evitadas, e portanto, de créditos de carbono correspondente é na casa de 200 mil créditos. Na Granja Suíno Sul, localizada em Dourados, Mato Grosso do Sul, a estimativa de total de emissões Evitadas é de 163 mil toneladas.

“Estamos muito entusiasmados com a parceria FutureCarbon pois poderemos agregar receita à nossa atividade de suinocultura e ainda contribuir para a jornada ambiental do planeta. Enxergamos uma grande oportunidade do ponto de vista econômico e sustentável” – Guilherme Cesca, Diretor da Granja da Glória e Granja Suíno Sul

“Essa parceria com a Granja da Glória e Granja Suíno Sul é fruto do trabalho em conjunto da FutureCarbon com o Banco do Brasil. Temos certeza de que será uma referência na região, inspirando outros produtores a seguirem o mesmo caminho. Satisfação em fazer parte desse movimento!” – Isabel Montoro, Head de Relações Corporativas da Future Climate

A receita esperada dos projetos, com créditos de carbono, é superior a 10 milhões de reais.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Nath Galindo, empresária carioca, se destaca no crescimento da moda sustentável no Brasil

Fundada no Rio de Janeiro em 2004, a ViC...

Future Climate é destaque no Prêmio Melhores Negócios Internacionais da ApexBrasil-Exame

A Future Climate foi destaque como startup inovadora que...

Senado aprova projeto que regula o mercado de carbono

Senado aprova projeto para regular mercado de carbono, estabelecendo...

A Future Climate quer financiar a descarbonização no Brasil. E abre operações no Oriente Médio e na Ásia

A Future Climate (ex-Future Carbon) abre escritórios em Abu...